r e l a t ó r i o

Terceiro Módulo de Marã Robdzuri
Formação vivencial interétnica em agrofloresta e práticas sustentáveis

O terceiro módulo da formação vivencial em agrofloresta e práticas sustentáveis – Marã Robdzuri aconteceu em Flor de Ibez de 20 de outubro a 21 de novembro de 2021. Temos deixado o testemunho dos módulos anteriores, e desta vez não foi diferente: dias ricos de convivência, cooperação e troca de saberes com os parentes Xavante da aldeia São Brás, Terra Indigena (TI) São Marcos, Barra do Garças/MT. Desta vez, um dos participantes, o Nhöi’re Urebeté, não pôde participar, pois estava trabalhando no preparo da terra em aldeias vizinhas. Combinamos que ele reporia esse módulo posteriormente.

Vale ressaltar que, assim como nas vivências anteriores, as atividades prioritárias foram sendo definidas com todos, em consenso, dia a dia, sempre buscando alinhar as decisões com o fio previsto para a formação do grupo. É a partir da observação da natureza e da experiência tradicional xavante que vão se configurando o estudo e a experiência em nossa prática agroflorestal. Informações que sejam novas para os Auwẽ, que fazem parte do acervo de conhecimentos e técnicas da agroecologia e, em especial, da agricultura sintrópica, são introduzidas quando a confirmação surge pela observação e conhecimento intuitivo.

Neste terceiro módulo fizemos uma revisão da parte tecnológica aplicada à agricultura, pois os Xavante já manipulam equipamentos e necessitam conhecê-los e operá-los com segurança, aprofundamos aspectos do manejo e particularidades do plantio de roça e banana, importantes para os participantes.

Foram tomados todos os cuidados frente à pandemia do Covid-19.

Mais uma vez, expressamos nosso agradecimento a todos que apoiaram a campanha Marã Robdzuri para levantar recursos de viabilização desse terceiro módulo. Recebam nosso amor e gratidão, vamos somando esforços e intenções de bem!

Módulo III – Conteúdo

Equipamentos de uso agrícola
Revisão dos cuidados básicos dos motores 2 tempos, 4 tempos, diesel
Manuseio seguro, manutenção diária e prática de uso de: roçadeira costal, motosserra, podador de cerca-viva, trator e implementos (roçadeira central e guincho). Utilização segura da motosserra no abate de árvores.

Manejo
Implantação e manejo de parcela agroflorestal, a partir de mata secundária
Seleção e plantio das espécies consorciadas
Projeção, no tempo, dos consórcios implantados

Especificidades
Fisiologia da bananeira. Manejo de touceira. Retirada e plantio de muda da banana na agricultura sintrópica
Fisiologia da mandioca. Preparo de manivas. Plantio de mandioca em consórcio

Cercas
Uso do arame liso e do arame farpado na prática rural

Cartografia social e práticas de mapeamento – bases para a gestão ambiental e territorial A’uwẽ Xavante.
Parceria com a UFMT, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, pelo prof. Magno Silvestri: mapas gerados por satélites, uso de programas de mapeamento, Google Earth.

Formação em roça agroflorestal na Aldeia São Brás
Na última semana de novembro realizamos na aldeia São Brás uma formação em Roça Agroflorestal, visando compartilhar com a aldeia o aprendizado e a experiência adquirida ao longo do ano na formação Marã Robdzuri. Além de membros da própria aldeia São Brás, participaram dessa formação Auwẽ de outras seis aldeias. Nessa formação os participantes de Marã Robdzuri atuaram como monitores.

O projeto Marã Robdzuri está sendo levado adiante por meio de um financiamento coletivo – crowdfunding -, ou seja, acontece por meio da colaboração espontânea de amigos, colaboradores e simpatizantes do trabalho de Flor de Ibez e dos povos originários.

Clique no botão ao lado para participar da campanha para realização do Terceiro Módulo!

Quero colaborar para o Terceiro Módulo!


100%

Porcentagem alcançada do valor total de R$13.330,00, referente ao Terceiro Módulo de Marã Robdzuri. Valores que excedam esse montante serão utilizados para suprir o atendimento regular à aldeia.

Atualizado em 22 de outubro de 2021

e-mail [email protected]
Telegram +55 66 9 9673-7893
facebook e instagram @flordeibez

Paz a todos os seres!

Share