Flor de Ibez

Que ave pousou ali?

Projeto: Inventário avifaunístico e produção de guia ornitológico em Flor de Ibez

O projeto consiste em levantamento de aves presentes em Flor de Ibez, área rural de Barra do Garças-MT, por meio de observações diretas com auxílio de câmera fotográfica e binóculo.

Projeto: Inventário avifaunístico e produção de guia ornitológico em Flor de Ibez

Para este levantamento fazemos caminhadas pela manhã nas áreas de maior incidência de pássaros. Ao avistar uma ave, efetuamos o registro escrito em planilha de dados e também o registro fotográfico. No final do levantamento será produzido um guia ornitólogico de campo, que servirá para agregar conhecimento aos visitantes e voluntários de Flor de Ibez. Flor de Ibez situa-se no bioma Cerrado, que apresenta uma alta diversidade de aves. A ideia do projeto surgiu quando estávamos voluntariando no Instituto, em atividades na agrofloresta, e percebemos a quantidade e a grande diversidade de aves presentes no entorno.

  • Título: “Que ave pousou ali?”

    Aves de Flor de Ibez: Monitoramento avifaunístico e produção de guia de campo

  • Objetivos

    • Analisar a composição, riqueza e abundância de aves que ocorrem em Flor de Ibez;--• Criar um guia fotográfico de aves que ocorrem em Flor de Ibez;

  • Proposta do projeto:

    O projeto Aves de Flor de Ibez nasceu da curiosidade dos membros e voluntários em saber: “Que ave pousou ali?”

Flor de Ibez possuí mata nativa (Cerrado) e sistemas agroflorestais (SAFs) que permitem a permanência de várias espécies de aves. Além disso, as grandes árvores no entorno da sede sempre contam com a presença de muitas aves. Foram nessas árvores os nossos primeiros avistamentos, surgindo assim a curiosidade e interesse em estudar esse grupo de animais.

Com o passar do tempo, e com auxílio de guia de Campo do bioma Cerrado, fomos conhecendo as espécies que sempre ocorrem ali em volta. Porém, a vontade de conhecer aves que habitam em diferentes partes da fazenda, compondo diferentes comunidades – populações de diferentes espécies que habitam no mesmo lugar -, começamos a desenvolver o projeto de forma mais metodológica.

No decorrer dos registros, fizemos pelo menos duas visitas ao Instituto por mês. Seguimos a metodologia de censo por ponto de escuta: paramos em cinco diferentes pontos a cada 200 metros, onde permanecemos por 10 minutos realizando os registros visuais e auditivos das espécies presentes.

Assim estamos criando um grande banco de dados de aves em Flor de Ibez, monitorando as espécies nas diferentes épocas do ano e captando registros fotográficos interessantes. Como resultado desse projeto iremos criar um guia fotográfico de campo para que voluntários e membros do Instituo possam se “enriquecer de passarinhos”.

Equipe

Sara e Yuri 

sara-300x285yuri

Sarah Pereira Barros

Bióloga e Ornitóloga

Licenciada em Ciêncis biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Mestra em Ecologia e Conservação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Yuri Morais de Araújo

Design gráfico e fotógrafo

Observador de aves e de toda vida selvagem

Você gostou deste projeto?

Considere a possibilidade de fazer uma doação, para que mais projetos possam sair do papel. Sua ajuda é de grande importância.

clique