r e l a t ó r i o

Segundo Módulo de Marã Robdzuri
Formação vivencial interétnica em agrofloresta e práticas sustentáveis

O segundo módulo da formação vivencial em agrofloresta e práticas sustentáveis – Marã Robdzuri aconteceu em Flor de Ibez de 7 de julho a 6 de agosto de 2021. Assim como no primeiro módulo, foram dias intensos de convivência, irmandade e troca de saberes com os parentes Xavante da aldeia São Brás, Terra Indigena (TI) São Marcos, Barra do Garças/MT.

Ainda que tivéssemos um fio previsto para a formação do grupo, as atividades prioritárias foram sendo definidas com todos, em consenso, dia a dia, passo a passo. Priorizamos a observação da natureza e a experiência tradicional xavante, a partir da qual surgem as experiências na prática agroflorestal. Novas informações, que fazem parte do acervo de conhecimentos e técnicas da agroecologia e, em especial, da agricultura sintrópica, são introduzidas quando a confirmação surge pela observação e conhecimento intuitivo.

Nesse segundo módulo fizemos uma imersão também na parte tecnológica aplicada à agricultura, uma necessidade urgente pois os Xavante já manipulam equipamentos e necessitam conhecê-los e operá-los com segurança.

Lembramos aqui que foram tomados todos os cuidados frente à atual pandemia. Temos mantido a sede do Instituto totalmente preservada, sem visitações, e fizemos os testes para covid no grupo participante e em nós antes do início do módulo. Toda a formação transcorreu na sede de Flor de Ibez.

Mais uma vez, expressamos nosso agradecimento a todos que apoiaram a campanha Marã Robdzuri para levantar recursos de viabilização desse segundo módulo. Recebam nosso amor e gratidão, vamos somando esforços e intenções de bem!

Módulo II – Conteúdo

Equipamentos de uso agrícola
Cuidados básicos dos motores 2 tempos, 4 tempos, diesel
Manuseio seguro, manutenção diária e prática de uso de: roçadeira costal, motosserra, podador de cerca-viva, trator e implementos (roçadeira central, grade agrícola, carreta e guincho).
Pontos positivos e negativos do uso de implementos agrícolas

Irrigação
Princípios básicos de irrigação
Irrigação por gotejamento: instalação e manutenção
Irrigação com mangueira microperfurada Santeno: instalação e manutenção
Irrigação por microaspersor: manutenção

Consórcios
Combinação das espécies vegetais em consórcios
Sucessão ecológica, estratificação
Princípios da composição dos consórcios vegetais

Luz
Manejo agroflorestal para controle da quantidade de luz nos plantios
Poda de estratificação
Plantio de muvuca de sementes florestais
Manejo de sistema agroflorestal de ocupação, para recuperação de área degradada e reflorestamento de área de recarga de nascentes

Cartografia social e práticas de mapeamento: bases para a gestão ambiental e territorial A’uwẽ Xavante
Parceria com a UFMT, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, pelo prof. Magno Silvestri
Mapas do poder, o poder dos mapas
Terra, território e territorialidade
Espaço e território A’uwẽ-Xavante
Cartografia social
Exercícios de cartografia social: linha do tempo, corpo-território, calendário sazonal, eleição de prioridades, mapa mental.

O projeto Marã Robdzuri está sendo levado adiante por meio de um financiamento coletivo – crowdfunding -, ou seja, acontece por meio da colaboração espontânea de amigos, colaboradores e simpatizantes do trabalho de Flor de Ibez e dos povos originários.

Clique no botão ao lado para participar da campanha para realização do Terceiro Módulo!

Quero colaborar para o Terceiro Módulo!


100%

Porcentagem alcançada do valor total de R$13.330,00, referente ao Terceiro Módulo de Marã Robdzuri. Valores que excedam esse montante serão utilizados para suprir o atendimento regular à aldeia.

Atualizado em 22 de outubro de 2021

e-mail [email protected]
Telegram +55 66 9 9673-7893
facebook e instagram @flordeibez

Paz a todos os seres!

Share