projetos

junto aos povos originários

consciência indígena

DESVELANDO O BEM-VIVER

Trabalhamos com os povos originários sob os princípios de manejo sustentável do território e produção ecológica, da troca de saberes e da autonomia das comunidades, adequando as novas tecnologias para a realidade local.

Como buscamos valorizar a experiência a partir da tradição e dos conhecimentos da comunidade envolvida, surge a possibilidade de replicar essas experiências para o espaço comunitário e no território de forma geral, e assim damos um salto de escala das ações empreendidas.

soberania alimentar
e fortalecimento de cadeias produtivas locais que valorizam a floresta em pé
solo vivo
e restauro do ciclo das águas por meio da implantação, produção e manejo agroflorestal
apoio local
gestão ambiental e territorial segundo diretrizes do PNGATI
participação ativa
das comunidades indígenas, troca de saberes e sua autonomia nas tomadas de decisão.

como atuamos

JUNTO AOS POVOS INDÍGENAS

Desde 2016, Flor de Ibez e parentes indígenas, especialmente o povo Xavante, compartilham mutuamente seus espaços e interagem diretamente em cursos, oficinas, vivências, mutirões de bioconstrução, saneamento ecológico e implantação e manejo de plantios agroflorestais.

Assim, construímos uma parceria fundada na confiança mútua. Desenvolvemos projetos junto a comunidades indígenas estimulando a soberania alimentar, aliando a produção agroflorestal à valorização da cultura tradicional, sempre associadas à biodiversidade do bioma, à recuperação do ciclo das águas e ao fortalecimento dessas comunidades.

alegria

estar com os povos indígenas

Em Flor de Ibez, mais de 600 pessoas foram capacitadas incluindo indígenas xavante, krahô, kaiabi, wauja, ikpeng, yudja, xerente e karajá. Ao compartilharem da vida em Flor de Ibez, as diferentes etnias descrevem suas percepções do espaço e do grupo:

"Sinto-me como na aldeia. Aqui é uma aldeia."

Alguns vídeos disponíveis no Youtube:

colabore

A realização dos projetos de serviço acontecem graças à doação espontânea de colaboradores e simpatizantes.