projetos
junto aos povos originários
consciência indígena
DESVELANDO O BEM-VIVER
Trabalhamos com os povos originários sob os princípios de manejo sustentável do território e produção ecológica, da troca de saberes e da autonomia das comunidades, adequando as novas tecnologias para a realidade local.
Como buscamos valorizar a experiência a partir da tradição e dos conhecimentos da comunidade envolvida, surge a possibilidade de replicar essas experiências para o espaço comunitário e no território de forma geral, e assim damos um salto de escala das ações empreendidas.
como atuamos
JUNTO AOS POVOS INDÍGENAS
Desde 2016, Flor de Ibez e parentes indígenas, especialmente o povo Xavante, compartilham mutuamente seus espaços e interagem diretamente em cursos, oficinas, vivências, mutirões de bioconstrução, saneamento ecológico e implantação e manejo de plantios agroflorestais.
Assim, construímos uma parceria fundada na confiança mútua. Desenvolvemos projetos junto a comunidades indígenas estimulando a soberania alimentar, aliando a produção agroflorestal à valorização da cultura tradicional, sempre associadas à biodiversidade do bioma, à recuperação do ciclo das águas e ao fortalecimento dessas comunidades.
alegria
estar com os povos indígenas
Em Flor de Ibez, mais de 600 pessoas foram capacitadas incluindo indígenas xavante, krahô, kaiabi, wauja, ikpeng, yudja, xerente e karajá. Ao compartilharem da vida em Flor de Ibez, as diferentes etnias descrevem suas percepções do espaço e do grupo:
"Sinto-me como na aldeia. Aqui é uma aldeia."
MARÃ ROBDZURI EAD 2024
Aulas semanais, online, de formação em agrofloresta, agricultura regenerativa, coleta e processamento de sementes, viveiro e outras práticas sustentáveis. Participam dela 9 jovens xavante da aldeia São Brás, Terra Indígena São Marcos-MT. Essa formação tem como objetivo também, apoiar no acompanhamento das implantações agroflorestais e viveiro, já instalados na aldeia.
PROJETO REM-MT
Ö ihöibaré, abhu tsima 'wara - projeto água viva, cerrado em péProjeto visa restaurar, enriquecer e proteger o cerrado no núcleo territorial da aldeia São Brás, incluindo áreas de recarga das nascentes, com vistas também à produção consorciada de alimentos com base nos princípios da agricultura regenerativa agroecológica e sintrópica, prover infraestrutura básica para suprimento de água na aldeia e mais
parceria the nature conservancy (tnc)
Orientação pedagógica e relatoria do projeto Plano Regional Xavante FEPOIMT para a gestão territorial e ambiental sustentável das Terras Indígenas pela The Nature Conservancy.
FORMAÇÃO AGROFLORESTAL
Para o povo xavante, em parceria com a Rede de Sementes do Xingu“Compreendendo a Agrofloresta”: quatro módulos de formação em agrofloresta para indígenas xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa e de Maraiwatsédé, aprendendo a construir terra preta por meio dos princípios da agricultura sintrópica, em uma linda troca de saberes. Projeto em parceria com a Rede de Sementes do Xingu (ARSX) e a Operação Amazônia Nativa (Opan).
Foto: Lia Rezende Domingues, da Associação Rede de Sementes do Xingu
LIVE COM A UMAPAZ
Plantando água: agroflorestas e recuperação de nascentes em aldeia XavanteNeste encontro tão especial os dois convidados apresentaram um pouco do trabalho Marã Robdzuri – plantar na floresta, de Flor de Ibez junto à aldeia xavante São Brás, Terra Indígena São Marcos-MT, e também sobre a regeneração das nascentes, projeto que está em andamento na aldeia como parte do REM-MT.
Projeto Água na Aldeia
Com a ajuda direta de colaboradores voluntários do Instituto Flor de Ibez, foi possível executar na aldeia São Brás um projeto piloto de suprimento de água, com bombeamento com roda d’água e filtragem final em carvão ativado. Esse projeto serviu de base para estudos e avaliação do fluxo útil do rio ao longo do ano, para posterior ampliação.
Bioconstrução na aldeia
Práticas de mapeamento para gestão territorial e ambiental A'uwẽ xavanteLindo encontro com mais de 50 participantes xavante. Foi uma formação introdutória realizada na aldeia São Brás, Terra Indígena São Marcos, em parceria com Thiago Ferreira da ARCA TERRA. Partindo do reconhecimento das terras e outros materiais naturais da região, e da experiência construtiva tradicional xavante, realizamos diferentes experimentos, trazendo novas possibilidades para o grupo, dentro dos princípios de autonomia e sustentabilidade.
marã robdzuri
"Plantar na Floresta", no idioma a'uwẽ. Formação vivencial interétnica em agrofloresta e práticas sustentáveisProjeto que visa criar bases, por meio da formação vivencial, para que práticas sustentáveis sigam evoluindo nas aldeias atendidas, com vistas à soberania alimentar, ao resgate de espécies alimentícias tradicionais, à gestão territorial e à formação de cadeias produtivas sustentáveis.
intensivo em agrofloresta
Com especial presença das piõ (mulheres guerreiras xavante)Renovação de canteiros agroflorestais, com manejo de bananeira, no curso intensivo de agrofloresta para indígenas Xavante, em Flor de Ibez. Todos os participantes puderam saborear as diferentes etapas do trabalho, compartillhar, trocar conhecimento e experiências.
troca de saberes agroflorestais
Muitas línguas, muitas sementes e um só coração. E vamos agroflorestar! Uma parceria ISA e Flor de Ibez.Foram dias intensos de imersão, revisitando a teoria e prática do manejo agroflorestal, buscando aperfeiçoar e apurar percepções, compartilhando experiências em rodas de conversa, música e canto. Com participação de povos indígenas do Xingu: Kaiabi, Wauja, Ikpeng e Yudja.
FORMAÇÃO EM AGROFLORESTA
Idealizado e organizado por Flor de Ibez e NEA Vale do AraguaiaCurso de formação de agrofloresta, formatado em seis módulos mensais. Flor de Ibez em parceria com o Núcleo de Estudos de Agroecologia Vale do Araguaia – NEA e o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). O curso foi voltado para indígenas xavante e produtores rurais do Assentamento Serra Verde.
CORAÇÃO EM FLOR
Vivência interétnica em agroecologia, 15 a 17 de dezembro 2018PERMACULTURE DESIGN COURSE (PDC)
Curso ministrado por João Rockett e Tati Cavaçana, com participação do povo a'uwẽPrimeiro Curso de Permacultura realizado em Flor de Ibez em Barra do Garças, em 2016. Foram dez dias de muitas descobertas. O evento contou com a participação de indígenas Xavantes, coletoras de sementes da Rede de Sementes do Xingu (ARSX), pessoas de diversos estados do Brasil e mais três nações. Um encontro emocionante, com muito aprendizado e troca de saberes.
Alguns vídeos disponíveis no Youtube:
colabore
A realização dos projetos de serviço acontecem graças à doação espontânea de colaboradores e simpatizantes.